Bíblia Digital

Escola Bíblica Dominical

A IMPORTANCIA DA EBD NOS NOSSOS DIAS.

                                                 

                          

 

 

 

   

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DOMINICAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

A Escola Bíblica Dominical está inserida num amplo contexto educacional denominado Educação cristã. A educação cristã, como instrumento de formação e aperfeiçoamento do carácter cristão, não ocorre apenas no ambiente da Escola Bíblica Dominical, mas em todos os sectores e seguimentos da igreja local. Nesta rica oportunidade, apresentaremos razões que justifiquem a relevância da EBD como principal ferramenta de Educação Cristã na igreja.

 É importante pela razão da sua essencialidade.Todos tem acesso.

A Escola Dominical não é uma atividade educativa opcional, é essencial.
Pela razão de a igreja estar intrinsecamente associada à educação cristã,

 Escola Bíblica Dominical como departamento principal de ensino, não é opcional, é vital, pois, incrementa e dinamiza todas as atividades e iniciativas educacionais e evangelísticas dos demais setores.

A Escola Bíblica Dominical não pode ser considerada apenas um apêndice, anexo ou acessório na estrutura geral da igreja ou mero departamento secundário.
 Não é apenas parte da igreja; é a própria igreja ministrando ensino bíblico metódico, sistemático.  No primeiro século não havia templos. As famílias reuniam-se nas suas casas para orar  e estudar a Palavra de Deus. Os crentes mais experientes ensinavam os neófitos basicamente de forma expositiva e em tom familiar (homilétike); explicando e interpretando os pontos mais difíceis das Escrituras de acordo com a orientação dos apóstolos e diretamente do Espírito Santo.


E HOJE? A IGREJA ESTÁ REALMENTE INTERESSADA EM ESTUDAR A BÍBLIA?

Onde fica a EBD no programa geral das nossas igrejas? Qual a sua importância?
Há algumas décadas, na maioria das igrejas tradicionais, era comum o número de matriculados na Escola Bíblica Dominical ultrapassar o de membros da igreja. O que podemos dizer das nossas Escolas Bíblicas Dominicais atualmente?

A importância da Escola Dominical está explicita no seu principal conceito
A Escola Dominical conjuga os dois lados da Grande Comissão dada à Igreja (Mt 28.20; Mc 16.15). Ela evangeliza enquanto ensina.

O cumprimento da Grande Comissão, através da EBD, pode ser visto em quatro etapas:
Alcançar – a EBD é o instrumento que cada igreja possui para alcançar todas as faixas etárias. (O culto, além de ser heterogêneo, não tem oportunidade de , questionar  o conteúdo recebido).
"O ensino das doutrinas e verdades eternas da Bíblia, na Escola Bíblica Dominical deve ser pedagógico e metódico como numa escola, sem contudo deixar de ser profundamente espiritual." Isto significa que devemos ensinar a Palavra de Deus com seriedade e esmero, apropriando-nos dos mais eficazes recursos educacionais que estejam à nossa disposição: “...se é ensinar haja dedicação ao ensino” (Rm 12.7b).
Treinar – devemos treiná-los para que instruam a outros.

A EBD é a maior agência de ensino da Igreja. Nenhuma outra reunião tem um programa de estudo sistemático da Bíblia com a mesma abrangência e profundidade. Ajustado a cada faixa etária, o currículo da EBD possibilita um estudo completo das Escrituras em linguagem acessível a cada segmento, criando raízes profundas na vida de cada crente. . É importante na edificação total da família cristã
Ela não cuida apenas da formação espiritual, mas preocupa-se com a edificação geral, que inclui: bons costumes, exercício da cidadania e a formação do carácter. A EBD complementa e, às vezes corrige a educação ministrada nas escolas seculares. E em muitas situações  a  EBD complementa a educação cristã ministrada nos lares. Portanto a EBD ainda é atual e importante para o crescimento espiritual dos crentes. Valorize a EBD,seja aluno desta tão grande escola.

Ministerio de Educação cristã__ Elisabeth Noro

 

 

aniversariantes

19    Rita de Cássia Montovan Souza              
20    Valéria Silvia dos Santos Bei Ambrózio      

21    Lucas Nakahara Badaró Santos       
22    Cilene de Carvalho    
22    Isabella Camara Rausch   
23    Cláudia Valéria Quaglio da Silva      
23    José Rodrigues da Silva      
23    Maria Sonia Figueiredo de Castro      
24    Roberta Tosetti Pacheco       
25    Ivete Maria Becker      
25    José Bezerra Santana      
25    Julia Horongoso      
25    Kathia Valéria Pavani Benfica Horongoso      
25    Luis Carlos Schneider
26 - Sarah Soares Grochoski    
27    Anna Cristina Hanke Lachi      
28    Stephen Wilson       
28    Teresinha Nakahara Badaró Santos      
29    Cesar Augusto Machado de Moraes      
29    Lúcia de Oliveira Laderuski     
 

Avenida São Paulo, 2.964 | Zona 12 | Maringá PR. (Antiga Av.Gurucaia,538 Vila Bosque)

@ 2018 © Primeira Igreja Batista - Todos os direitos reservados

(44) 3025-1997