Ministério 3ª Idade (Frutificando)

Regimento Interno


MINISTÉRIO DA MELHOR IDADE DA PIB DE MARINGÁ


VISÃO: Ser um ministério cristão de assistência e apoio as pessoas que possuem idade acima de 60 anos, com o propósito de integrá-las ao Corpo de Cristo de uma maneira simples e eficaz, levando-os a vencer complexos e obstáculos inerentes a essa fase da vida, tais como, sentimentos de exclusão, inferioridade e desvalorização.

MISSÃO:  O Ministério Frutificando da Primeira Igreja Batista de Maringá, foi organizado com propósito de glorificar a Deus através da vida de cada idoso, valorizando sua capacidade de crescer em Cristo a cada dia, proporcionando uma convivência sadia, atendendo-o de forma integral, bio-psíquico-social, integrando-o às atividades da igreja, bem como ajudando-o a ter participação na sua vida familiar.


PROPÓSITO DO MINISTÉRIO:

Conscientizar o grupo de pessoas maiores de 60 anos, sobre o seu potencial para o trabalho na obra do Senhor.

Divisa: “Na velhice ainda darão frutos, serão sempre fortes e cheios de vida...para anunciar que o Senhor é reto... (Salmos 92:14-15)

O QUE É O FRUTIFICANDO

O Frutificando é um Ministério composto de pessoas acima de 60 anos da Primeira Igreja Batista de Maringá, situado na Avenida São Paulo, 2964, Vila Bosque, na cidade de Maringá estado do Paraná. Nossa existência se deve primeiramente para adorar a Deus em obediência a sua palavra.


Desejamos que todas as pessoas acima de 60 anos, possam estar inseridas nas atividades do ministério, conhecendo através de uma linguagem clara e contextual os propósitos do Senhor para a velhice, pois temos a convicção que essas pessoas também são muito úteis ao serviço e engrandecimento do reino, influenciando positivamente a sociedade, promovendo a comunhão e o amor entre as pessoas da melhor idade. Nosso desejo é transformar a vida, as famílias através de relacionamentos sadios e fraternos com essas pessoas e assim impactar nossa comunidade, nossa cidade, nossa nação.

EQUIPES DE VISITAÇÃO

O Ministério Frutificando é composto por também uma equipe de visitação, onde semanalmente visitamos os integrantes como também outras pessoas que porventura não pertencem ao ministério, seja em casas, hospitais, asilos, e/ou casas de apoio. Nosso objetivo com essas visitas é levar além de conforto, palavras de apoio e auto estima, anunciar o


evangelho de Jesus Cristo, tornando assim conhecida

a mensagem da cruz por todas essas pessoas.

 OBJETIVOS PARA O MINISTÉRIO:

  • Promover o crescimento espiritual, o fortalecimento emocional e físico, através de ensinamentos bíblicos que levem a um envelhecimento saudável;
  • Incentivar a troca de experiências entre os membros a fim de estimular a comunhão.
  • Apoio ao desenvolvimento de atividades físicas, como forma de integração e manutenção de uma vida saudável.
  • Formação de grupos evangelísticos da 3ª idade, para alcançar outros para Cristo.
  •  Promover atividades lúdicas, descontraídas e prazerosas, interna e externamente ao ambiente do templo, para grupos de pessoas idosas.
  • Estimular a todos que convivem com idosos, e às próprias pessoas desta faixa etária, a promoverem a independência e a autoestima desses indivíduos.
  • Convidar especialistas para palestras sobre as transformações físicas e emocionais que costumam atingir progressivamente as pessoas após os 60 anos.
  • Desenvolver ações sobre noções de cuidado no asseio cotidiano, nutrição e alimentação da pessoa idosa, atenção para os perigos das quedas e outros tipos de acidentes.
  • Acompanhar e auxiliar de perto os filhos no cuidado com os pais.
  • Preocupar-se com as questões de acesso, inclusive aos ambientes de oração e estudo bíblico. 
  • Visitar e apoiar abrigos, clínicas e hospitais geriátricos. 
  • Criar ações em conjunto com os ministérios de Jovens e Adolescentes a fim de ensina-los a usar o computador, celular ou tablets, através de cursos especiais para idosos, integrando-os à vida moderna.
  • Integrar gerações através do ensino de filhos e netos do mandamento bíblico de “honrar pai e mãe”, e a importância do respeito aos mais velhos e de dar ouvidos à sua sabedoria.
  • Conscientizá-los dos direitos existentes na Lei 10.741/2003 – Estatuto do Idoso.
  • Conduzi-los a uma reflexão sobre a Declaração dos Princípios para os Idosos das Nações Unidas (ONU), de 1982:

I - Independência: os idosos devem ter acesso à comida, abrigo e cuidados médicos e ter oportunidade de trabalho e estudo na velhice;

II - Participação: os idosos precisam permanecer integrados à sociedade;

III - Bem-estar: os idosos precisam da proteção da sociedade e de contar com os serviços legais, como de assistência social e saúde;

IV - Desenvolvimento: criar condições para que os idosos tenham acesso a recursos educacionais, culturais, religiosos e de recreação;

V - Dignidade: os idosos necessitam da garantia de viver dignamente e em segurança, livres de explorações, discriminação e maus tratos.

Estratégias Práticas:

1) Cadastro de pessoas aposentadas “Desaposentados”
2) Saúde Espiritual: - EBD, Estudos Bíblicos - Reflexões sobre assuntos relativos à Terceira Idade
3) Núcleos Artísticos: 
    a) Evangelismo com Artesanato – “projeto mãos  criadoras”
    b) Práticas coletivas: Coro, Ginástica, e Jogos
4) Saúde Central: Prevenção de doenças típicas da terceira Idade; Direito dos Idosos.

5) Assistência Profissional Voluntária de Enfermeiros, Farmacêuticos, Psicólogos, Advogados, Professores de Educação Física e outros profissionais que por ventura se disponham.
6) Grupo de convivência: 

  a) Encontro semanal – sábados pela manhã (das 09:00 as 11:00)

  b)Aniversariantes do mês 

  c) Passeios Públicos   d) Coro Musical da Terceira Idade

 e) Culto da Família (Integrando gerações) Vamos nos familiarizar com os problemas familiares (conhecer os problemas);   f) “Receitas de Família”    g) Dia do Check Up (Exames de Glicemia, Pressão Arterial, Cuidados com o Corpo, envolvendo equipes de profissionais de saúde da própria igreja.

  h) Visitas domiciliares semanal;
7. Dia Internacional do Idoso em outubro: Seminário da Terceira Idade.

8. Tarde de Talentos para Idosos;

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Um dos grandes problemas enfrentados por grande parte das pessoas que atingem a melhor idade, é a sensação de abondo, inferioridade e falta de atividades que preencha essa sensação de vazio em suas vidas. Visando preencher essa lacuna existente na vida dessas pessoas, buscamos desenvolver ao longo do ano, além do crescimento espiritual, atividades recreativas, de inclusão social, socioeducativa, cultural entre outras, conscientizando-os de que é possível atingir a melhor idade de forma ativa e saudável, tanto, físico, mental, mas principalmente espiritual. Assim desenvolvemos um calendário intercalado de atividades, com datas e horários flexíveis, para que não se tornem cansativas e que tenha uma maior adesão possível de todos

Calendário 2020 em breve...

EQUIPE DO MINISTÉRIO

LÍDERES:                           

  • Francisco Daniel Ornaghi
  • Geisa Jaqueline Moreira Niza

EQUIPE:

Rogério Novaes

Valéria Varela

Valter Nunes Costa

Júlia Lúcia dos Santos Costa

Canrobert Rosa da Silva

Elaine Marcia Silva

Celi Cristina Rocha Almeida

Anelize Moreira de Camargo

Marilza da Silva Barbosa

 

 

 

 

 

Fechar Menu